ATPS Gest O Do Conhecimento
DISCIPLINA: GESTÃO DO CONHECIMENTO
Ademilson Ramos da Silva - RA 421610
Roberto Vieira de Carvalho - RA 421606
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Prof. Me. Maurício Dias
Tutor. Antônio Carlos Ferreira
Cuiabá-MT
17-06-2013
SUMÁRIO
Introdução 03
Conceito de gestão do conhecimento 04
Comparando as definições 04
Responder às questões a seguir 05
A velocidade das mudanças nas organizações 09
Benchmarking sobre conceito de negociação 10
As principais características de gestão de conhecimento 14
Considerações finais 15
Referências bibliográficas 16
INTRODUÇÃO
A gestão do conhecimento leva as organizações a mensurar com mais segurança a sua eficiência, tomar decisões acertadas com relação à melhor estratégia a ser adotada em relação aos seus clientes, concorrentes, canais de distribuição e ciclos de vida de produtos e serviços, saber identificar as fontes de informações, saber administrar dados e informações, saber gerenciar seus conhecimentos. Trata-se da prática de agregar valor à informação e de distribuí-la.
Há alguns desafios a vencer na Gestão do Conhecimento: influenciar o comportamento do trabalhador, considerado o maior deles; fazer com que as lideranças da organização comprem a ideia; e, por fim, determinar como classificar o conhecimento.
A Gestão do Conhecimento não é uma disciplina pronta e acabada, de forma que não existe receita única para aplicação em organizações diferentes. Ainda que seja sempre possível tirar bom proveito da experiência alheia, cada organização deve criar seu modelo “sob medida”, pois cada contexto tem suas peculiaridades e, portanto, exige intervenção tópica. Por haver uma forte dependência dos valores, costumes e, em geral, dos sistemas associativos e ideológicos do grupo social, ao mesmo tempo em que trabalhamos na sua implantação,