ATPS GEST O DO CONHECIMENTO
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Agnaldo Alves da Silva – RA 359070
Gracieli Aparecida Martins – RA 355692
Paloma Alves Siqueira – RA 359085
Saulo Oliveira Albeny – RA 351146
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Prof. Rodrigo Rodrigues
Várzea da Palma/MG, 14 de Junho de 2012
CONCEITOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Definimos Gestão do Conhecimento como sendo a ciência que visa gerar, compartilhar e utilizar o conhecimento tácito e explícito existente em uma organização, a fim de incorporá-los aos produtos e serviços, melhorando de forma satisfatória o rendimento organizacional e pessoal.
Já Francisco Lacombe, Gilberto Heilborn, na 2ª edição de Administração, Princípios e Tendências, Editora Saraiva, 2008, São Paulo, definem Gestão do Conhecimento como um “Conjunto de esforços ordenados e sistematizados visando a criar novo conhecimento, difundi-lo na organização para os que dele precisam e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas, bem como a protegê-lo contra uso indevido”. (pág. 492)
A Gestão do Conhecimento segundo a tese apresentada por Rivadávia Corrêa Drumond de Alvarenga Neto em sua tese “Gestão do Conhecimento em Organizações Proposta de Mapeamento Conceitual Integrativo”, é definida como uma “prática multidisciplinar que visa criar um ambiente corporativo sócio-tecnológico permitindo a criação, a localização, a transferência, a retenção e a medição do capital intelectual, de forma integrada com os processos organizacionais” (pág. 254)
QUESTÕES SOBRE GESTÃO DO CONHECIMENTO
a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?
Primeiramente valorizar o capital intelectual da empresa, oferecendo incentivos aos colaboradores e investindo neles em cursos e capacitação. Também promover a integração de gerentes e funcionários de todos os departamentos da empresa. Realizar reuniões para avaliar a satisfação do colaborador buscando as melhores práticas