A Hist Ria Da Educa O F Sica
Educação Física Bacharelado
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE
Prof. EDUARDO SCHNEIDER MACHADO
Centro Universitário Claretiano
TAGUATINGA
2015
A História da Educação Física.
Desde o início da civilização, o homem sempre necessitou da ação dos movimentos corporais.
Analisando as ações naturais do homem primitivo, podemos dizer que se tratava de um autêntico programa de atividade física com exercícios naturais, pois, durante a maior parte da sua existência, “condenado a uma situação de nomadismo e semi-nomadismo, o homem dependia de sua força, velocidade e resistência para sobreviver” (OLIVEIRA, 2006, p.13). Correr, arremessar, saltar, empurrar, puxar, foi ficando mais fácil a medida em que o aprimoramento dos sentidos, das habilidades motoras e da força foram desenvolvendo, podemos perceber que a sobrevivência do homem nos tempos pré-históricos se deu através da aquisição de um verdadeiro repertório psicomotor.
Esse vasto repertório motor além de garantir a sua sobrevivência (na caça, na pesca, na fuga, nas guerras, nas lutas), também era bastante útil na diversão, na ludicidade e na dança.
Vários povos alcançam uma etapa de mudança com aspectos de civilização, porém ainda com muitas características do mundo primitivo. Esse período é chamado de Antiguidade Oriental que depois, com o avanço da civilização, origina a Antiguidade Ocidental. O que se observava era a civilização ocidental recebendo inúmeras influencias da civilização oriental. As principais contribuições do oriente foram as artes marciais, a natação e o remo, o que revelou beleza e grandeza.
Na civilização ocidental, podemos destacar a Grécia, com as cidades Atenas e Esparta, que tinha como referência a atividade física como instrumento de formação moral e espiritual.
Os romanos também se interessaram pelos jogos baseados nos jogos olímpicos da Grécia, mas tudo não passava de uma preparação militar. O que se vê na Idade Média é a Atividade