atps froebel
Tendo como foco das atividades no jardim de infância possibilitar brincadeiras criativas. As atividades e os recursos utilizados eram determinados para oferecer o maximo de oportunidades e proveitos educativos da atividade lúdica.
Froebel desenhou círculos, esferas e cubos para estimular o aprendizado, todos feitos de materiais macios e manipuláveis, geralmente podendo ser desmontado. Essas brincadeiras normalmente eram realizadas ao ar livre para as crianças poderem interagir com o ambiente. Todos os jogos que envolviam sua concepção eram iniciados com as pessoas formando círculos, movendo e cantando, fazendo com que assim atingissem a perfeita unidade adaptando as crianças ao trabalhos manuais.
O caminho a ser traçado para alcanças seu objetivo seria deixar as crianças livres para expressar seu interior e insistir em seus interesses, tendo assim a idéia contemporânea do aprender. Para Froebel a educação se desenvolve espontaneamente, quanto mais ativa for a mente da criança mais ela é receptiva a novos conhecimentos.
Para a compreensão da obra de Froebel, duas tendências históricas são essenciais, ocorridas no período do século 18 e 19. Havia pouco tempo, era comum meninos europeus de 7 anos entrarem para as Forças Armadas.
Cerca de um século antes no Nascimento de Froebel, a taxa de mortalidade era tão grande que a infância não passava de um período de “teste” para candidatos a adultos. Na idade média, segundo o historiados Frances Philippe Ariés, a idéia de infância simplesmente não existia: as crianças eram adultos a espera de adquirir a estatura “normal”.
Outra tendência marcante do período em que Froebel viveu foi o individualismo burguês, simbolizado pela figura de