Projeto multidisciplinar ii
PROJETO MULTIDISCIPLINAR II
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar II” sob orientação do professor-tutor a distância Fernanda Tamborim Montez Borges
Indaiatuba 2012
O alemão Friedrich Froebel foi um precursor ao considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas. Para ele a escola é um local onde os alunos devem aprender as coisas importantes da vida e na qual o brinquedo tem um papel fundamental, destacando-se as atividades estimuladas e dirigidas que oportunizam a possibilidade de treinar habilidades e também de desenvolver novas.
Algumas das técnicas utilizadas atualmente devem muito a Froebel, para ele as brincadeiras é o primeiro recurso para a aprendizagem; ele também foi um dos primeiros na utilização do conceito de autoeducação, no qual o aprendizado depende dos interesses de cada um e por meio da prática.
Para Froebel a falta de liberdade e a repressão repercutem negativamente, no que diz respeito ao estímulo da atividade espontânea, característica fundamental para o desenvolvimento.
Ele percebe o jogo como instrumento de ensino, no qual se oportuniza trabalhar diversas disciplinas.
A atividade lúdica é uma alternativa para se repensarem as relações de ensino aprendizagem e os conteúdos escolares, buscando formas de tornar mais significativa e prazerosa a aprendizagem, as brincadeiras oportunizam a ampliação das possibilidades dos alunos se desenvolverem, pois ao mesmo tempo em que brincam os alunos desenvolvem sua capacidade corporal, criação e troca de informações, consciência do outro e a percepção de si mesmo como um ser social, as percepções de espaço que os cercam