175241380248
748 palavras
3 páginas
AS EMPRESAS - - Capítulo 02 - - pág. 31Na moderna sociedade em que vivemos, quase todo o processo produtivo é realizado dentro de organizações. Assim, a nossa sociedade moderna e industrializada se caracteriza por ser uma sociedade composta de organizações.
RAZÕES Fundamentais para existência das organizações - - pág. 32
Razões sociais: as pessoas se organizam por causa dessa necessidade de estar juntas. Razões materiais: - Aumento de habilidades. - Compressão de tempo. - Acumulação de conhecimento
Efeito sinergístico, é a organização apresenta um efeito multiplicador de interações entre seus membros.
Características das Empresas – pág. 39
As empresas são orientadas para o lucro. As empresas assumem riscos. As empresas são dirigidas por uma filosofia de negócios. As empresas geralmente são avaliadas sob um ponto de vista contábil. As empresas geralmente são avaliadas sob um ponto de vista social. As empresas devem ser reconhecidas como negócios. As empresas constituem propriedade privada.
Empresas Lucrativas
Empresas que se auto-sustentam através do resultado financeiro e proporcionam retorno de investimento de capital aos proprietários ou acionistas.
Empresas Não-Lucrativas
Empresas que não incluem obrigatoriamente o lucro como objetivo. São organizações voltado para o bem-social, para a comunidade, para filantropia. Ex.: ONGs, empresas Públicas, associações filantrópicas.
Fase Artesanal (até 1780): Regime de produção é fundamentado no artesanato rudimentar das pequenas oficinas. Predomínio de pequenas oficinas, granjas e agricultura
Fase da transição do artesanato à industrialização (1780 à 1860): Acontece na Revolução Industrial nasce a era industrial, aparece locomotiva a vapor, estrada de ferro etc. Fase do Desenvolvimento Industrial (1860 à 1914): acontece na 2ª Revolução Industrial substituição do ferro pelo aço e do vapor pela eletricidade, surge o capitalismo financeiro, bancos instituições financeiras e ampliação de mercado.
Fase