Projeto Multidisciplinar II C pia
Pesquisamos os sites sugeridos, registramos os pontos principais do tema sobre Froebel e suas considerações sobre a relação infância-educação, que nos serviram de parâmetro para a elaboração da ATPS.
Pesquisamos e selecionamos duas atividades lúdicas voltadas para a Educação Infantil e Ensino
Fundamental que fossem realizadas em grupo, onde registramos com imagens as atividades realizadas, os resultados obtidos e suas dificuldades.
Salientamos também a importância da Brinquedoteca na relação ensino aprendizagem de uma forma lúdica e prazerosa, e de como podemos através de brincadeiras e do contato com brinquedos auxiliar o professor no diagnóstico e orientação de possíveis problemas de aprendizado e de relacionamentos tão importantes no desenvolvimento da criança nessa fase de sua vida.
CONCEPÇÕES DE FROEBEL SOBRE A INFÂNCIA E EDUCAÇÃO
Friedrich Froebel nasceu no ano de 1782, no sudeste da Alemanha, sua mãe faleceu quando ele tinha apenas nove meses, Froebel foi adotado por um tio, teve uma infância triste e solitária. Cursou algumas matérias em uma universidade e tornou-se professor. Froebel fundou sua primeira escola no ano de 1816, dois anos mais tarde foi transferida para outra cidade da Alemanha, onde colocou suas teorias em prática. Dez anos mais tarde publicou seu livro mais importante, logo após a publicação mudou-se para a Suiça, foi diretor de um orfanato e deu treinamento a professores.
Com essa bagagem teve inspiração para fundar o primeiro jardim da infância, para crianças menores de oito anos na Alemanha. Fora isso paralelamente, administrou uma gráfica, onde era impresso manuais de canções e brincadeiras.
Froebel, fundador dos jardins de infância, foi um dos primeiros educadores a considerar o início da infância importante na formação de pessoas. Froebel acreditava que a criança é como uma planta em sua fase de formação, tendo que ter muitos cuidados para que se cresça saudável.
CONCEPÇÕES DE FROEBEL SOBRE A INFÂNCIA E EDUCAÇÃO
•