COMUNICAÇÃO E EPRESSAO
Quadrilha
João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. Rio de Janeiro: Record, 1980.
.
I. Apesar do título e dos nomes semelhantes, não existe intertextualidade na relação entre os dois poemas, uma vez que o texto de Azevedo não recupera tematicamente o poema de Drummond.
II. Azevedo trata de uma problemática da nossa sociedade: a falta de cuidado com o planeta ao criarmos muito lixo.
III. Ambos os poemas têm a mesma estrutura na distribuição das frases. Resposta Selecionada: e. A II e a III estão corretas.
Respostas: a. Apenas a I está correta. b. Apenas a II está correta. c. Apenas a III está correta. d. A I e a II estão corretas. e. A II e a III estão corretas.
• Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos Analise a figura abaixo e assinale a alternativa correta: Resposta Selecionada: b. Trata-se de um texto, porque é uma unidade de sentido com linguagem e permite, aos indivíduos, a comunicação.
Respostas: a. A figura não pode ser considerada um texto por não se constituir de palavras distribuídas em orações e em parágrafos. b. Trata-se de um texto, porque é uma unidade de sentido com linguagem e permite, aos indivíduos, a comunicação. c. É um texto, apesar de seu contexto econômico. d. A figura não é um texto, porque não possui informação suficiente; tem apenas o valor, o nome da moeda corrente e o país de origem. e. A mistura de imagens, palavras e números não cria um texto, tornando a figura, na verdade, confusa.
• Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos Para ler e produzir um texto, são necessários alguns conhecimentos, tais como: