ATPS fisioterapia em cardiologia 1
Na área da saúde, uma especialidade que vem crescendo e avançando muito é a cardiologia, que é o estudo do coração e se ocupa do diagnostico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório.
Na Reabilitação Cardíaca, que a Organização Mundial de Saúde define como sendo o conjunto de “atividades necessárias para assegurar da melhor maneira possível as condições físicas, mentais e sociais do cardiopata, possibilitando seu retorno à comunidade e proporcionando vida ativa e produtiva”, faz-se necessário o trabalho de uma equipe multidisciplinar na qual o Fisioterapeuta desempenha papel importante.
O fisioterapeuta é o profissional da saúde responsável pela restauração, desenvolvimento e conservação da capacidade física do paciente, por meio de tratamentos que envolvem a utilização de agentes físicos, naturais ou artificiais, alem de valer-se também de repouso e movimento.
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA CARDIOLOGIA
A abordagem do fisioterapeuta em Cardiologia envolve a prevenção e o tratamento das doenças cardíacas através de exercício físico. E aqui pode-se destacar a importância desse profissional na função preventiva, visando a melhora do condicionamento físico e da qualidade de vida, focando na redução do risco de se desenvolver ou complicar alguma doença cardiovascular,
A reabilitação cardíaca se divide em fases.
Na fase hospitalar, o foco do fisioterapeuta é amenizar os efeitos nocivos do repouso no leito e orientar o paciente com relação à prevenção dos fatores de risco. Nos pacientes cirúrgicos, há uma intensa interação com a fisioterapia respiratória, já que nesse caso cuida-se principalmente do sistema respiratório. O Fisioterapeuta oferece inclusive suporte e cuidados com a ventilação mecânica. A relação do coração com o pulmão e a manutenção da oferta de oxigênio adequada leva o profissional a ter maiores cuidados com a ventilação.
Na fase ambulatorial, visa-se