A Educa O Na Vis O De Freinet E Freire
Trata-se de um movimento de reação contra tudo o que existe de tradicional na escola. A sala de aula passa a ser o lugar onde professor e alunos discutem conjuntamente, em clima de harmonia e disciplina, tanto os conhecimentos básicos da aprendizagem, como os problemas da vida cotidiana.
Portanto, a importância de se pensar o que é educação sob a perspectiva de Freinet seria a de respeitar o indivíduo e a diversidade reencontrando assim a identidade própria do ser humano através da individualidade de cada um ,que respeita as crianças tais quais elas são, sem submetê-las a modelos pré-estabelecidos e que as ajude na formação de sua personalidade. Uma pedagogia real e concreta que procurasse oferecer às crianças e adolescentes uma educação condizente com as suas necessidades e mediante as práticas cotidianas.
Na perspectiva progressista do pensamento pedagógico brasileiro, a importância de se pensar o que é a educação segundo Paulo Freire, é que na educação problematizadora, educador e educando integram um mesmo processo, estabelecendo-se uma relação dialógico-dialética, na qual ambos aprendem juntos. Aqui prevalece o diálogo, a troca de informações, educador e educando interagem saberes, produzem conhecimento.
Freire distingue a teoria antidialógica (conquista, dominação, manipulação e invasão cultural) à teoria dialógica (colaboração, união, organização e síntese cultural), para destacar que o educador revolucionário não pode