Atps etapa 1 - fundamentos filosóficos e sociológicos da educação
Elaborar um texto com apontamentos sobre a importância da filosofia para “decifrar” a sociedade e o mundo em que se vive. Diante disso, discutir a relevância da presença da filosofia na educação e na escola.
Etapa 1.
Passo 4.
O estudo de filosofia é essencial porque não se pode pensar em nenhum homem que não seja solicitado a refletir e agir. Isso significa que todo homem tem ou deveria ter, uma concepção de mundo, uma linha de conduta moral e política, e deveria atuar no sentido de manter ou modificar as maneiras de pensar e agir do seu tempo. A filosofia oferece condições teóricas para a superação da consciência ingênua e o desenvolvimento da consciência crítica pela qual a experiência vivida é transformada em experiência compreendida, isto é, em um saber a respeito dessa experiência.
O que deve-se que ter em mente, é que a filosofia abre um leque de maneiras de filosofar e que o homem é o principal objeto da filosofia. A reflexão da filosofia é a de conjunto por ser globalizante, ao examinar os problemas na perspectiva do todo, relacionando os seus diversos tipos do saber e do agir humano. Como o ser humano já nasce cercado de conceitos e valores tradicionais, como os costumes e a maneira de agir, a filosofia proporciona entender o mundo, o indivíduo em si a se conhecer e a se descobrir, fazer com que o mesmo pense, duvide, questione, para que alcance seus próprios ideais.
Se a filosofia é uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto que se faz de problemas propostos pelo existir, é inevitável que dentre esses problemas estejam os que se referem à educação. A filosofia tem muita importância no desenvolver da educação, tanto no jovem como nas crianças, propicia que crianças e jovens criem, desde muito cedo, uma quantidade de habilidades e potencialidades por meio do uso da razão, no exercício de filosofar.
Estudos revelam que a presença da filosofia na escola gera, tanto no professor quanto nos