ATPS EDS
Engenharia Elétrica – 5º B
Materiais Eletroeletrônicos
Professor: Valdone
Fábio Augusto Lima RA: 9025442255
Roger Pedroso da Costa RA: 9025442265
Introdução
SIMULINK é um programa que faz parte do mathlab, muito utilizado para modelagem, simulação e análise de sistemas dinâmicos. Sua aplicação estende-se a sistemas lineares e não lineares, contínuos e/ou discretos no tempo. Através da interface gráfica com o usuário para construção dos modelos a partir de diagramas em blocos, de operações de clique-e-arraste do mouse. Pode-se criar modelos da mesma forma que se faz com papel e caneta. SIMULINK é o resultado de uma longa evolução de pacotes de simulação anteriores que necessitavam a formulação de equações diferenciais ou de equações de diferenças em linguagens de programação. Inclui bibliotecas de blocos contendo fontes, visualizadores, componentes lineares, não lineares e conectores, com a opção de criação ou personalização de blocos.
Aplicação
Conseguimos entender melhor sua aplicação no sistema amortecido de segunda ordem abaixo
Dados:
Massa do corpo m = 5 kg
Coeficiente de amortecimento c = 1 N x s/m
Constante Elástica da Mola k = 2 N/m
Deflexão inicial X0 = 1 m
Equação do Sistema:
Sendo um sistema de segunda ordem, necessitamos de dois integradores para modelar seu comportamento. Reescrevendo a equação, teremos:
Após substituição dos valores teremos:
As condições iniciais são: x(0) = 1 e ˙x(0) = 0. A saída da aceleração é ¨x, da velocidade é ˙x e da posição é x.
Aplicando no Simulink:
Configurando a condição inicial do bloco integrador que corresponde à velocidade para 0 e a condição inicial do bloco integrador que corresponde à posição para 1.
Conclusão Esta aplicação conseguimos mostrar apenas uma das inúmeras aplicações no SIMULINK, um módulo capaz de representar todo sistema que envolve aplicações lineares e nãos lineares, e que pode ser utilizado em diversas