02giberilinas

2801 palavras 12 páginas
EFEITOS DE GIBERELINAS NA MORFOLOGIA
PRODUTIVIDADE DO FEIJOEIRO
(Phaseolus vulgaris L. cv.
'Carioca')*
PAULO R. C. C A S T R O * *

ELI ANA

C

BERGEBÍANN***

RESUMO
Verificou-se os efeitos de giberelinas, quando aplicadas sob a forma de pulverização das plântulas, na morfologia, florescimento e produtividade do feijoeiro cultivar 'Carioca'; em condições de casa de vegetação.
Estudou-se as concentrações de 0, 50, 500 e 1000 ppm do regulador de crescimento; sendo que os tratamentos com 500 e 50 ppm do produto revelaram-se mais efetivos. As aplicações de giberelinas promoveram aumentos significativos no comprimento da haste princi¬ pal e dos meritalos.
Verificou-se um ligeiro incremento no número de meritalos e no número de folhas nas plantas tratadas com o regulador de crescimento. Os tratamentos com giberelinas promoveram maior florescimento; não observou-se porém, diferenças significativas entre a produtividade das plantas tratadas, com relação ao controle.

INTRODUÇÃO

As giberelinas foram descobertas quando foi estudada a razão do crescimento excessivo de plantas de arroz no Japão, devido a ocorrência de doença fúngica causada por Gibberella fujikuroi (Saw.) Wr. (KUROSAWA,
1926).
YABUTA (1935) conseguiu cristalizar o composto de extrato do fungo pela primeira vez, dando-lhe a denominação de giberelina; sendo que CROSS
(1954) estabeleceu as estruturas moleculares das giberelinas. Esses compostos começaram então a serem isolados de fungos e de plantas superiores
(CROSS et ai., 1961). Giberelina é um composto isoprenóide formado de diterpenos, os quais constituem metabólitos bem conhecidos de Angiospermas.
Acredita-se que em plantas superiores, os precursores imediatos de giberelina sejam caureno e esteviol, variando provavelmente com a espécie (WEST et al., 1969; RUDDAT, 1969).
* Entregue para publicação em 26/3/1973.
** Departamento de Botânica. E.S.A. "Luiz de Queiroz" — U . S . P .
*** Engenheiro-Agrônomo. C. Α. Τ. I. — SECRETARIA DA AGRICULTURA.

Em cereais,

Relacionados