Atps de psicologia
SERVIÇO SOCIAL EAD
Psicologia Social
Eliane Maria da Silva Souza – RA: 3814662783
Luiz Roberto Sardi – RA: 3815899726
Nádia Kotiubin Curtulo Amâncio – RA: 4369860366
Valdivania Soares Silva – RA: 5727160297
ATPS
Tutor Presencial: Rozinéia Aparecida
Tutor a Distância: Lucia AP. P. Gavilan
SANTO ANDRÉ/SP
2013
Humilhação Social - Um problema político em psicologia Ao buscar um meio de compreender os textos sugeridos, faremos um breve relato e considerações pertinentes. Estamos no bairro de grande pobreza, aonde tudo parece meio confuso, pois as moradias são acumuladas e tão juntas que não vemos como esses moradores conseguem saber aonde e a casa de cada um. Falta de tudo para fazer um local digno de moradia, a alvenaria tem alto custo e não se vê ruas, calçadas, praças, árvores e comércio.
O autor nos leva para conhecermos Geronimo é frentista, veio de Alagoas para fazer a sua vida, na esperança para conquistar seus objetivos, não tem familiares que residam no Estado, vê nas pessoas pouca hospitalidade e solidariedade, e isso o deixa sem muita perspectiva, se apegando somente no trabalho como forma de sobrevivência e ocupação.
.Analisava o comportamento das pessoas, por exemplo, quando ia comprar pão que o balconista atendia a todos com igualdade sem dar importância à diversidade da clientela. Geronimo repetia para o outro e principalmente para si mesmo como forma de se convencer e elevar sua auto-estima sobre o salário, a saúde e o trabalho, pois para ele estas colocações eram as mais importantes em sua vida como uma tábua de salvação para uma perspectiva de vida melhor, mesmo se sentindo discriminado pela sociedade e às vezes até por ele mesmo, explorado pelo patrão, indignado pelas diferenças, mesmo assim para seu próprio consolo se resigna quanto a sua situação.
A sociedade o coloca como se fosse “culpado” e conseqüentemente discriminado, ignorado, por ser um retirante que deixa sua terra natal, para ter um sonho de