Avaliacão i
AVALIAÇÃO I BLOCO A
2) Como Weber define a ação social? Quais as diferenças entre a definição de ação social, de Weber, e a de fato social de Durkheim? Comente.
A ação social de Weber é definida como qualquer ação que o indivíduo venha a praticar orientando-se pela ação de outros indivíduos, ou seja, a análise deve ser centrada nos autores e em suas ações. Já para Durkheim, fato social são as regras e normas coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade. Essas regras e normas são classificadas como exteriores, já que foram criadas pela coletividade e não isoladamente aos indivíduos, esses, obrigados a cumprir essas regras e normas sob a pena de punição pelos demais membros do grupo. Logo, para Durkheim, o indivíduo é influenciado pelo fato social, enquanto que para Weber, é o próprio indivíduo o responsável pela ação social.
3) Por que para Marx o estudo de qualquer sociedade deveria partir das relações sociais de produção?
Para Marx, essas relações sociais de produção são a base que condiciona todo o resto da sociedade. É como se não pudéssemos estudar, por exemplo, a relação senhor-escravo de uma sociedade antiga, sem antes estudar e entender a relação da sociedade em que ambos viviam.
BLOCO B 5) Compare o trabalho na sociedade greco-romana e o trabalho na sociedade feudal.
Na sociedade greco-romana, parte da sociedade era baseada no trabalho escravo e também mão de obra assalariada. Havia indivíduos juntamente com o restante da família que pertenciam aos seus senhores e para eles trabalhavam nas mais terríveis condições. Mas também tinham escravos que eram incumbidos de administrar e gerenciar os negócios do senhor. Podiam ser vendidos, trocados e alugados a qualquer momento. No caso de o senhor ser um médico, ele ensinava o oficio a seu escravo, que depois era libertado para continuar a exercer a