Atps de organização e metodologia da educação infantil
“ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL”.
Pedagogia
4º Semestre
Sumário
Apresentação 1
Etapa 1 2
Etapa 2 6
Etapa 3 13
Etapa 4 21
Etapa 5 25
Considerações Finais 30
Referências bibliográficas 31
Apresentação
Diante desse novo desafio que nos foi dado através desta atividade, enxergamos a grande possibilidade de descobrir um mundo novo; “o da Educação Infantil”, e toda a dinâmica que esta em torno desta realidade tão pouco explorada, e quando explorada tão pouco compreendida em nosso país.
Através do aprofundamento nos estudos desta disciplina entendemos que com a ascensão da Revolução Industrial e o ingresso das mulheres no mercado de trabalho, surgiu a necessidade de alguém que tomasse conta das crianças pequenas, para que as mesmas pudessem ocupar este posto.
Diante desta nova realidade, Comenius (Pai da Didática) no século XVII, alimentou a ideia de fundar um jardim de infância; inspirado pela ideia de que “as crianças eram pequenas arvores que deveriam ser regadas”. Esta máxima propagou-se para vários estudiosos que desejavam dar voz e vida ao processo de aprendizagem de crianças pequenas:
Rousseau, que defendia a curiosidade e a liberdade; Pestalozzi que trabalhava na produção de disciplinas tanto afetivas como de conhecimento; e atingiu o seu ápice com a criação dos “Kindergarten” de Froebel que se espalharam por toda a Europa.
Em outras décadas já se percebia que crianças pequenas mereciam um cuidado maior, e melhor, um auxilio integral em seu desenvolvimento, muito se discutiu e muito ainda se discute sobre Educação Infantil e sabemos que estamos muito longe de chegarmos ao desejado.
O desenvolvimento desta atividade servirá para nos dar entendimento através das leituras e estudos sobre como contribuir para o desenvolvimento pleno desta faixa etária, que é de tamanha importância para um futuro de pessoas conscientes e responsáveis.
Sabemos