ATPS CIENCIAS
UNIDADE ANTONIO CARLOS/BELO HORIZONTE
PEDAGOGIA/ 7º PERÍODO
BELO HORIZONTE,15 DE ABRIL,2015
Os parâmetros curriculares para o ensino de ciências, a realidade do aluno e da sociedade atual
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) são a referência básica para a elaboração das
matrizes de referência. Os PCN´s foram elaborados para difundir os princípios da reforma curricular e orientar os professores na busca de novas abordagens e metodologias. Eles traçam um novo perfil para o currículo, apoiado em competências básicas para a inserção dos jovens na vida adulta; orientam os professores quanto ao significado do conhecimento escolar quando contextualizado e quanto à interdisciplinaridade, incentivando o raciocínio e a capacidade de aprender.
Segundo as orientações dos PCN´s o currículo está sempre em construção e deve ser compreendido como um processo contínuo que influencia positivamente a prática do professor. Com base nessa prática e no processo de aprendizagem dos alunos os currículos devem ser revistos e sempre aperfeiçoados. Os parâmetros curriculares para o ensino de ciências, e a realidade do aluno e da sociedade atual
Além dos PCN´s foi feita uma consulta nacional aos currículos propostos
pelas secretarias estaduais de educação e por algumas redes municipais. O
Inep consultou também professores regentes de redes municipais, estaduais e de escolas privadas, de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio. Além disso, também examinou os livros didáticos mais utilizados para essas séries. A opção teórica adotada é a que pressupõe a existência de competências cognitivas e habilidades a serem desenvolvidas pelo aluno no processo de ensino.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino fundamental que os alunos sejam capazes de:
•compreender a cidadania como participação social e política, assim como
exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no