CRM
CRM significa Customer Relationship Management. É a Gestão do Relacionamento com o Cliente. Seu objetivo principal é colocar o cliente no centro dos processos da empresa de modo a viabilizar aquele tipo de percepção que permite antecipar as necessidades atuais e potenciais do cliente.
Na estratégia ideal de CRM, não importa a forma como o cliente contata a empresa.
O importante é como a empresa pode e deve aproveitar esse momento para dar continuidade ao processo de aprendizado sobre o seu cliente, visando fortalecer o relacionamento ou seja, visando a fidelização.
Alguns dados de CRM podem ser analisados sob a forma de estatísticas como, por exemplo:
Evolução e frequência das compras
Número de consultas e/ou contatos feitos
Conversão dos clientes potenciais em clientes efetivos
Grau de retenção e de evasão de clientes
Clientes sem desempenho
Dentre outros
Pode-se classificar os processos de CRM dentro de 3 perfis:
Operacional
Colaborativo
Analítico
Definindo-se, brevemente, estes conceitos:
O CRM operacional é o que supre o setor de atendimento, como Call Centers.
O analítico auxilia a empresa na tomada de decisões com base no comportamento dos clientes. É gerado por análises.
Já o colaborativo permite que informações gerais sobre os clientes trafeguem entre setores/departamentos e parceiros de negócios. É quando os dados não estão presos em seus módulos e podem ser visualizados pela empresa como um todo. Este contexto ampara fortemente o bom relacionamento com o cliente.
A solução CRM do Dataplace Symphony permite a visão de dados do cliente em pontos operacionais importantes o que incrementa o potencial do atendimento e da efetivação do negócio.
As nossas consultas e recuperações de informações oferecem visões estratégicas de análises do perfil do cliente o que permite a identificação de posturas e tendências do mercado consumidor. Esta visão oferece base para campanhas e estratégias de conduta empresarial, com chances