atps ciencias
Como desenvolver experimentos científicos nas series iniciais do Ensino Fundamental. Hoje em dias podemos observar que nas escolas de Ensino Fundamental, em especial da rede pública tratam da física e fenômenos relacionados à natureza com pouco interesse nas series iniciais. Os professores embora tenham essa disciplina para desenvolver com seus alunos, dão pouca importância para conceitos relacionados à física, as atividades trabalhadas parecem ter somente a função de ocupar as crianças no período escolar. Podemos observar que há várias formas de fazer com que atividades de experimentos científicos tragam contribuições para o ensino de ciências. É fundamental desenvolver experimentos que permitem ás crianças o contato com objetos materiais, fazendo assim que o aprendizado se torne de forma lúdica e prazerosa.
Nesse sentido, acredita-se que atividades experimentais baseadas em situações-problema possam fazer com que simples experimentos sejam trabalhados como atividades investigativas.
Isso exige que o trabalho investigativo dos alunos assuma variadas formas que possibilitem o desencadeamento de distintas ações cognitivas, como a manipulação de materiais, questionamentos de atividades, aprenderem a lidar com erros, a observação na pressão e comunicação, verificação das hipóteses levantadas.
Com isso, os professores devem se instruir cada vez mais, buscar conteúdos e informações novas, experimentos de fácil acesso, onde envolvam todos os seus alunos e instigam a vontade de descobrir coisas novas por cada um deles. Sendo assim, todos juntos poderão enriquecer o mundo de descobertas e compreensão da natureza.
Etapa 2
Experimento da cromatografia em papel.
Nome do experimento: Cromatografia em papel.
Material necessário: Copo, papel de filtro, álcool e hidrocor colorida.
Procedimento de realização do experimento: Cortar o papel de filtro em tiras. Com o hidrocor, pintar um ponto em uma das extremidades do papel e colocar o mesmo em