economia
Profa Dra Ilca Oliveira de Almeida Vianna
Centro de Ensino e Pesquisa Francisco de Assis – Faculdade mauá
O SONHO DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA
Na vida cotidiana de todas as pessoas e sociedades perpassam desafios, sonhos e esperanças. Dentre eles um é, por excelência, prioritário para toda a humanidade e, especialmente, para nós brasileiros: a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e sustentável para todos.
No entanto, esta conquista não é fácil, nem igual a qualquer outra, ou tranqüila para todas as pessoas.
Para ser significativa necessário se faz que apresente um diferencial também muito significativo ou seja, caracterizar – se como uma sociedade democrática fundamentada sobre os princípios da solidariedade, do respeito, do compromisso para a construção de uma vida saudável, alegre e prazerosa, sonhada por todos e, por isso mesmo, também direito de todos, concretizando – se como compromisso político e ético para todos na medida em que cria uma rede de proteção social a partir da democratização do acesso, permanência, gestão e qualidade social da educação
Não há como viver democracia se não se conseguir a construção coletiva e organizada do viver solidário do amor sustentada pelo compromisso do respeito à dignidade do ser humano , da luta pela transformação social. E o amor é transparente, envolvente, alegre e pressupõe compartilhamento e o apropriar-se de valores e bens em nome da vida e da humanização de todos.
Por isso, tem muito de emoção que, como sentimento, precisa e só tem sentido se compartilhada e, neste compartilhamento solidário, prazeroso, está seu maior desafio.
Não se pode falar democracia sem viver democracia. Não se pode viver democracia sem o compartilhamento de deveres, direitos, sonhos e compromissos.
Não há como compartilhar sonhos e compromissos sem compartilhar a alegria, o prazer de ser, como realidade, como