ATPS Antropologia
ANTROPOLOGIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
PROFESSORA EAD:
ANDREZA EUFRAZIO VIEIRA
RA: 439370
NOVATA
RA:
INGRID MARIA DA SILVA
RA: 442863
MARIA DA CONÇEIÇÃO DOS SANTOS VIEIRA
RA: 7939678850
VERÔNICA MARIA DA SILVA
RA: 408630
RECIFE
06 DE JUNHO DE 2014
OS PROBLEMAS SOCIAIS DE ONTEM QUE REFLETEM NO HOJE
Os documentos utilizados na pesquisa nos remetem a pensar em como as pessoas consideradas invisíveis perante a sociedade mais abastada, pessoas estas que vivem muitas vezes em situação degradante, como: local de moradia insalubre, falta de saneamento básico, fome e alto índice de violência. Todas estas questões sociais ainda são vistas nos dias atuais como também as questões sobre os trabalhos dos Assistentes Sociais e das ONGS.
. Conforme apresentado no livro Quarto de Despejo escrito por Carolina de Jesus uma mulher semi- analfabeta que sobrevivia de catar papelão retratou seu dia a dia e de seus vizinhos com todas as questões sociais existentes que conviviam com a fome e a miséria, seu livro foi considerado a voz dos excluídos e favelados da época. No entanto pode-se dizer que tudo que ela apresentou em seu diário anda acontece em pleno século XI.
O artigo apresentado por Maria Carmelita Yazbek, setembro 2010. No qual trata do serviço social e a pobreza onde consta que esta expressa as relações vigentes da sociedade, como também a necessidade de uma quantidade maior de Assistentes Sociais para que estes mediante os conflitos sociais venham a desenvolver trabalhos educativos e mediações junto a comunidade.
No documento que ressalta sobre O Serviço Social nas ONGs no campo da saúde: projetos societários em disputa por, MACHADO,
Graziela Scheffer. 2010 onde buscou apresentar os trabalhos e ações das ONGS no segmento da saúde onde são consideradas unidades dinâmicas e contraditórias na intercessão entre o publico e o privado.
Com relação aos problemas sociais no Brasil que ocorrem desde a colonização quando os portugueses