ATPS ANTROPOLOGIA
Centro de Educação a Distância.
Serviço Social.
Antropologia Aplicada no Serviço Social.
Visão Social.
Tutora Presencial: Regiane Serafim
Prof. Ma.Marciane Mores Nunes
Ana Lucia Belloni Cabral
Celma M. De Jesus Iguma
Lilian Salles dos Santos
Silvana Paula G. Trajano
Taboão da Serra - SP
3º Semestre de 2014
RA: 6558297509
RA: 6576293369
RA: 6942009592
RA: 6918362903
INTRODUÇÃO
Visão social
•
Pobreza e favelização, este é um grande desafio para o profissional de Serviço Social.
•
Parte do trabalho do Assistente Social é voltada para uma classe de indivíduos que vivem em uma condição de pobreza extrema ou pelo menos de baixa renda. No decorrer de nossos estudos vamos nos aprofundando cada vez mais nesta questão e indo de encontro a uma triste realidade.
•
Para isto necessitamos do estudo antropológico que nos traz uma melhor compreensão de sua origem, bem como a cultura existente dentro da mesma, como e porque surgiram as dificuldades que as pessoas enfrentam.
•
Partindo deste princípio o profissional de Serviço Social compreende melhor as questões da comunidade desenvolvendo práticas para trabalhar e atender as necessidades de cada um sabendo respeitar as diferenças e sua cultura.
•
A antropologia contribui também para a mudança de visão de algumas pessoas que percebem o outro como um ser inferior, que vive atrasado e de modo errado, fazendo com que esses indivíduos estabeleçam um relacionamento de respeito em meio à vida social, assimilando que cada classe tem sua cultura própria, sua forma de se organizar.
•
A pobreza não é só daquele que vive com meio salário mínimo por mês, existem pessoas que tem renda superior, porém são privados de escolhas como, estar adequadamente nutrido, livre de doenças evitáveis, e ainda mais complexas, como ter respeito próprio e participar da vida em sociedade.
•
É preciso tornar prioridade políticas sociais que visem dar uma vida digna a todo o brasileiro independente de