ATPS ANTROPOLOGIA
Na área da educação a precariedade pode ser identificada no fato de que muitas crianças em idade escolar deixam os estudos em segundo plano, ou o abandonam para trabalharem e ajudarem na renda familiar.
Referente a saúde podemos perceber que as populações mais pobres tem um acesso restrito aos cuidados médicos. Um dos fatores que fazem com que as famílias em situação de precariedade social busquem mais os centros médicos, é a falta de uma boa alimentação, saneamento básico, acompanhamento médico dentre outros. Devemos destacar que a falta de acompanhamento médico ocasiona um elevado índice de mortalidade infantil e uma baixa expectativa de vida.
O processo de desigualdade social faz com que haja mais exclusão por parte da sociedade, acarretando no aumento da violência, por isso é de extrema importância que os nossos governantes invistam cada vez mais em educação, fazendo com que aqueles que são menos favorecidos possam ter oportunidades de estudo e consequentemente um bom emprego.
Tratando de habitação o que podemos ver é que nem todos tem a oportunidade de ter um lugar digno para morar, isso ocasiona o aumento de favelas que não possuem saneamento básico.
Visando a melhoria dessas condições, tanto referente a educação, saúde, habitação etc as ONG’S (Organizações Não Governamentais) tem a função de intervir nas políticas sociais. Esses voluntários tem uma grande importância na sociedade, uma vez que essas pessoas têm interferência nas formas de enfrentamento da questão social.
As ONG’S estiveram envolvidas com movimentos de lutas sociais (como dos hansenianos, dos