Zeus
Zeus era o senhor dos deuses e dos homens que habitavam o monte Olimpo na Grécia antiga. As divindades mitológicas tinham nas mãos o destino dos homens. Regiam o mundo e conduziam o espetáculo da vida. Eram venerados sob a forma terrena, como Zeus, pai dos deuses gregos.
História
Zeus, deus dos trovões, senhor do Olimpo, era filho de Cronos e Réia. Seu pai Cronos (deus do tempo), que reinava no universo, foi advertido por um oráculo que um de seus filhos iria destroná-lo. A partir daí, passou a engolir seus filhos com medo de que um deles lhe tirasse o trono.
No entanto, quando Zeus nasceu, Réia pressentiu que ele era uma criatura especial e o escondeu em uma caverna. Para enganar seu marido ela entregou a ele uma pedra enrolada em panos do tamanho do recém-nascido. Cronos engoliu a pedra e Zeus sobreviveu. Assim que Cronos descobriu que tinha engolido uma pedra ao invés do filho, saiu à procura de Zeus, mas não o encontrou. Zeus foi criado no bosque de Creta e foi alimentado com mel e leite de uma cabra chamada Amalteia.
Quando cresceu foi a caminho do pai para combatê-lo, e assim transformaram-se em grandes inimigos. Zeus obrigou seu pai a engolir uma bebida mágica, que restituiu todos os filhos que no passado tinha devorado: Deméter, Poseidon, Héstia, Hades e Hera. Juntos, os irmãos enfrentaram Cronos e os outros titãs.
Após um combate feroz do qual saíram vitoriosos, Zeus e seus irmãos sortearam entre eles os poderes sobre o universo. Desse sorteio, resultou que o mar se tornasse domínio de Poseidon e o inferno (entendido como o mundo subterrâneo), de Hades. A Zeus coube o céu e a soberania entre os demais deuses. Houve algumas tentativas de revolta contra Zeus, mas ele sempre conseguiu derrotar os rebeldes. O topo do monte Olimpo tornou-se o palácio do rei dos deuses.