zeus
Na mitologia grega Crono foi vencedor de seu pai Urano, e se tornou o senhor todo-poderoso do universo e era casado com Réia. Crono não queria ter filhos, pois teme que seus filhos possam ser mais poderosos que ele, e tomar seu lugar no trono, do mesmo modo que ele fez com Urano.
Assim que Réia dava à luz ele engolia seus filhos. Réia já está grávida pela sexta vez, mas cansada da atitude de seu marido Crono, e tem um plano para salvar seu bebê.Ela foge e da a luz numa caverna na Ilha de Creta ao futuro deus dos deuses (ZEUS). Como Crono espera engolir mais um bebê ela pega uma pedra e enrola em roupas de bebê e da a seu marido. Crono engole o bebê sem pensar duas vezes.
A LUTA DE ZEUS PELO PODER
Zeus foi criado as escondidas na Ilha de Creta. Réia teve a ideia de confiar sua educação aos Curretes, demônios que tinham o costume de dançar batendo as armadumas contra as outras. De fato, Réia preocupada em proteger o filho contava com o barulho do bronze para encobrir o choro do bebê. Cercado pelas ninfas, o bebê cresceu alimentado com leite cobra Amaltéia e com o mel que as abelhas forneciam. Essa Infância secreta trancorreu harmoniosamente, sem que Crono descobrisse a existência de seu sexto filho.
Já crescido, Zeus sonhava em destronar seu pai,mas não conseguiria fazer isto sozinho. Então ele teve a ideia de criar uma poção para vomitar libertando seus irmãos (Hades, Poseidon, Hera, Deméter e Héstia).O efeito foi fulminante.Libertando seus irmãos, Zeus pôde lancer com eles um duro combate contra Crono e os Titãns.
Após dez anos de luta, a Guerra ainda continuava. Gaia decidiu ajudar Zeus e seu grupo, revelando-lhe o conteúdo de uma velha profecia “ Você não poderá nunca vencer o exécito de seu pai sem o auxílio dos Ciclopes e dos outros gigantes.Desça ,pois, às profundezas do Tártaro, onde estão prezos. Liberte-os, e eles lha darão o trovão, o relâmpago e o raio!”
Zeus, seguiu seu conselho, e com a ajuda dos Ciclopes, os Hecantôquiros e os