TI VERDE
Sustentáveis em Empresa de Tecnologia da
Informação
Aline Fernandes de Abreu aline.mci@hotmail.com FACEC
MIRIAM DE SOUZA MONTEIRO miriam@facec.com.br FACEC
PAULO ROBERTO ROMITO pauloromito@ig.com.br FACEC
Resumo:O estudo mostra a implementação de TI Verde em uma empresa de automação comercial, visando o descarte correto e manuseio dos equipamentos eletrônicos, a fim de obter economia de energia e papel, diminuindo os impactos ambientais. Foram avaliados o uso dos equipamentos tecnológicos, gasto do papel e consumo desnecessário de energia. A empresa foi avaliada com a aplicação de um questionário. Logo após, foram inserida técnicas para conscientização dos funcionários, acrescentando práticas sustentáveis relacionadas à aplicação da TI Verde em nível tático. Pode-se verificar a redução no consumo de energia durante seis meses de implementação, diminuindo também gastos com papel.
Palavras Chave: TI Verde - Tecnologia da Inform - Lixo Eletrônico - -
1. INTRODUÇÃO
Com o surgimento da TI Verde (Tecnologia da Informação Verde), é possível implementar práticas sustentáveis em uma empresa. Recentemente essa expressão tem ganhado força no setor da tecnologia para incorporar a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. A área de TI é preocupante, pois é grande a contaminação nos lençóis freáticos devido aos metais tóxicos que são liberados por conta dos aparelhos eletroeletrônicos. Com a TI Verde implementada, verifica-se que é possível reduzir custos e habituar os profissionais de TI à práticas benéficas para a empresa e o meio ambiente.
Mesmo sendo de pequeno porte, a empresa de automação comercial localizada no sul do Espírito Santo, tem o consumo de energia elevado devido ao mau uso dos materiais de informática. Possui três funcionários que trabalham em uma sala apenas. Porém o prédio é comportado por outros cômodos e usados para outros fins, que também pertencem à empresa em questão, onde também é consumida energia