Atps 3 Etapa
Alessandro Ribeiro
Denesander Almeida
José Vitor Meneguzzo
Lucas Alcântara
Madson Chrystian
Marlon Dal`Masso
ATPS de Desenho Técnico - Cotas
INTRODUÇÃO
-Durante o desenho técnico de qualquer objeto um dos passos importantes é a sua cotagem, pois é ela quem especifica as dimensões e tolerâncias da mesma.
-A mesma é realizada utilizando os elementos básicos, a linha auxiliar, a linha de cota, a cota e o limite da linha de cota. REGRAS DE COTAGEM
-As linhas dos elementos de cotagem devem ser estreitas e contínuas.
-A linha auxiliar deve ser prolongada ligeiramente além da respectiva linha de cota e um pequeno espaço deve ser deixado entre ela e o ponto cotado.
-As linhas auxiliares devem ser perpendiculares ao elemento dimensionado, porém, se for necessário, ela pode se desenhada obliquamente (60°).
-Deve-se evitar, sempre que possível, cruzar as linhas do elemento de cotagem com outras linhas.
REGRAS DE COTAGEM
-A linha de cota não deve ser interrompida, mesmo que o elemento seja.
-As linhas de centro e de contorno, não devem ser usadas como linhas de cota, porém, podem ser usadas como linha auxiliar. Caso se utilize a linha de centro como linha auxiliar ela só deve ser representada como linha contínua após sair do contorno do objeto.
Posicionamento da cotas e das setas em relação às linhas de chamada
-Cotas e setas devem vir preferencialmente entre as linhas de chamada: -Quando não couberem a cota e as setas entre as linhas de chamada, as setas devem ser colocadas fora da linha de chamada:
-Quando a cota não couber entre as linha de chamada, esta deve ser posicionada por fora da linha de chamada, preferencialmente do lado direito quando a cota for horizontal e acima quando a cota for vertical.
Distâncias a serem observadas na cotagem •
•
•
•
•
•
1. A linha de chamada não devem tocar nodetalhe que está sendo cotado
2. A linha de chamada deve ultrapassar a linha de cota
3. A cota deve ficar afastada em cerca de 10mm do detalhe que está sendo