Atps 01 tec. negociação
Para ACUFF (1993, p.21): “a negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidade”.
De acordo com Junqueira (2003a), vice-presidente do Instituto M. Vianna Costacurta (MVC):
“Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.”
(PLT) Para Kozicki (1998): Negociação é a arte de se alcançar um acordo, resolvendo as diferenças por meio do uso da criatividade. Envolve dois lados tentando chegar a um acordo, uma solução que, idealmente, deixará ambas as partes felizes – a clássica solução ganha-ganha.
(PLT) Para Hodgson (1996): Negociação é uma atividade que envolve um elemento de negócio ou barganha, que permite que ambas as partes alcancem um resultado satisfatório.
Fontes: http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/processo-de- negociacao-o-poder-da-informacao-e-a-habilidade-de-saber-ouvir/23674/ http://gestaoeinovacao.com/?p=861 http://www.aedb.br/seget/artigos05/299_ARTIGO%20NEGOCIACAO.pdf
Passo 2 e 3
No processo da negociação é bem mais difícil negociar com familiares do que com pessoas desconhecidas, pois com a família os elementos de entrada acabam sendo resumidos em um só: Relacionamento humano. A flexibilidade não pode ser levada muito em conta, pois podemos perder o poder que está em nossas mãos , principalmente quando estamos negociando com filhos. A barganha não pode existir, pois irão sempre querer mais.
Muitas vezes o processo de negociação familiar acaba dando errado, pois muitos acabam indo pelo lado emocional, podendo prejudicar.
Os elementos de saída ajudam muito, em uma estratégia de