Pedagogia
Mislene Medeiros Exaltação dos Santos
ADORÁVEL PROFESSOR
O filme “Adorável Professor” de Stephen Herek conta a história de vida de um homem que começou a lecionar não por prazer , mas por necessidade. Ele ingressou na escola lecionando música , preferivelmente se sentiria melhor se estivesse compondo , que realmente é o que lhe dava prazer mas naquele momento não era o que lhe convinha.
A sua visão imediata de professor era simplesmente transmissão do conhecimento onde o professor fala e os alunos ouvem, sendo assim seus primeiros dias de aula . Com esta metodologia não conseguiu ver interesse e nem aprendizado por parte dos discentes , e isto começou o incomodar. Veio logo a dúvida , o que fazer para os alunos gostar ou ao menos se interessar pelas aulas. Os alunos dispersos o deixava irritado e sem reação, o magistério para Holland era um terror, um fracasso. Surgiu então a ideia de trabalhar os gostos musicais de ambos , inserindo na realidade de cada um. E ainda assim foram muitas as dificuldades encontradas por ele nesta longa caminhada. Foram muitas as formas de aprender e muitas formas de ensinar , o jeito certo de tocar tambor , flauta ... Holland não usou somente instrumentos musicais , usou o corpo , o olhar e a emoção, conseguindo atingir cada um de maneira singular.
As dificuldades deste grande guerreiro não parou por ai , possuía uma família linda onde logo mais descobriu que o único filho tinha uma deficiência auditiva , que para custear estudos do filho se engajou muito mais no trabalho , dando aulas particulares antes e depois do expediente para aqueles com dificuldades de tocar determinados instrumentos.
È este justamente o objetivo deste lindo filme , que mesmo longe de nossa realidade vem nos alertar de qual tipo de profissional buscamos ser e queremos ser, porque muitas vezes nesta profissão que estamos escolhendo teremos que deixar os nossos problemas pra preocupar com o do outro.
È dificil ser um professor,