IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS
CONTABILIDADE AVANÇADA
EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO DE BENS
Porto Alegre
2014
RESUMO
O presente trabalho vai apresentar os conceitos, as rotinas as práticas utilizadas, os impostos decorrentes das operações que envolvem os temas: exportação e importação de um modo geral. Para realização do presente trabalho foram utilizados como material de consulta livros e resumos de sites de instituições como Receita Federal do Brasil e Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior.
Palavras-chave: Importação e Exportação
1 EXPORTAÇÃO
1.1Conceito de Exportação
Exportação é à saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem. Esta operação pode envolver pagamento (cobertura cambial), como venda de produtos, ou não, como nas doações. Exportar é vender mercadorias para outros países.
1.2 Tipos de Exportação
A Exportação pode ser caracterizada como direta ou indireta. A Exportação Direta ocorre quando a própria empresa faz a exportação, sem a utilização de intermediários no processo de introdução do produto no mercado-alvo, e a Exportação Indireta trata-se de uma alternativa disponível para empresas que desejam iniciar seu processo de internacionalização, porém não possuem experiência suficiente para fazê-lo de forma independente.
1.3 Roteiro na Exportação
O roteiro que deve ser seguido para exportação, quando a empresa decide colocar seus produtos no exterior:
1. Credenciar no Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX): Esta sistemática tem o objetivo de vir a possibilitar à empresa exportadora obter uma “senha” para que possa operar nesse sistema informatizado, assim iniciando suas atividades no comércio exterior. Para o processamento de suas operações pelo SISCOMEX, o exportador deverá avaliar as vantagens de operar com terminal próprio na empresa, ou utilizar terminais de terceiros