ATP OM 5 Trabalho
Disciplina de Organização e Métodos | 5º Trabalho
Ana Teresa Pires | Turma 10B
Análise da Fotografia
Gjon Mili Fortune, U.S.A.
A fotografia foi tirada nos Estados Unidos da América pelo fotógrafo Gjon Mili. A legenda não indica o ano em que foi tirada contudo, sabe-se que foi divulgada pela primeira vez a 1 de
Março de 1942. Esta fotografia é a preto e branco e pertence aos arquivos da revista Life. Foi uma peça da exposição e, posteriormente, do livro “The Family of Man” de Edward Steichen, onde 503 fotografias foram agrupadas em temas transversais a todas as culturas. Este projeto foi criado em prol da expressão do humanismo na década após a Segunda Guerra Mundial. A fotografia de Gjon Mili foi legendada com o título Fortune.
Num primeiro contacto visual com a imagem, há dois elementos que sobressaem: a figura que, pela fisionomia, será uma mulher (que ocupa cerca de 2/3 da imagem) e as caixas de peças de montagem dispostas linearmente (que, por sua vez, ocupam um terço da imagem).
Automaticamente, observa-se uma mulher, sentada numa mesa, que trabalha na linha de montagem de uma oficina ou de uma fábrica.
Gjon Mili é conhecido pelas suas fotografias estroboscópicas. Através da longa exposição e da utilização contínua do flash, ele tentava representar e mostrar o movimento de pessoas e objetos que não é visível a olho nu. Tal como está patente na imagem, é possível visualizar o movimento da cabeça, dos braços e mãos da mulher. É esse movimento arrastado que conta a história da imagem, que cria uma conexão entre os diversos elementos representados e que guia o nosso olhar. Em primeiro lugar, o movimento conta-nos a história de
Instituto Profissional de Fotografia – IPF | Curso Profissional de Fotografia
Disciplina de Organização e Métodos | 5º Trabalho
Ana Teresa Pires | Turma 10B
uma mulher que estará a trabalhar na montagem de algum instrumento, pela colocação sistematizada de