Atos licitos
Este estudo busca demonstrar os motivos da evasão escolar relacionando-a ao tráfico de drogas, aliciamento de menores numa escola pública na cidade de Gravatá. Onde foi observado que devido a sua posição geográfica a escola se encontra distante do centro urbano facilitando assim as ações dos traficantes e pondo em risco a vida de crianças e adolescentes.
Atualmente é crescente o avanço do consumo de drogas entre pessoas menor de idade, fato este observado principalmente nas comunidades de baixa renda, onde essas pessoas se aproveitando da facilidade encontrada em virtude da ausência do Poder Público agem livremente nas escolas aumentando ainda mais os índices de violências nas comunidades carentes.
É preciso uma ação imediata dos poderes constituídos, visando o combate direto ao tráfico de drogas, e criar mecanismos de incentivo através de políticas públicas visando manter crianças e adolescentes nas salas de aulas e livre do contato com as drogas.
Assim é necessário a criação de um programa que mostre os problemas causados pelas drogas, fazendo com que os jovens tenham consciência do mal causado por ela em toda a sociedade.
Justificativa
Os estudiosos observaram um grande prejuízo paro os alunos que frequentam a escola pública, uma vez que devido ao aumento do tráfico de drogas na localidade onde tais escolas estão situadas, por várias circunstâncias o aluno deixa de comparecer s escola, ou muitas vezes está é obrigada a suspender as aulas face a violência.
É de suma importância abordarmos o tema, pois poderemos identificar os problemas sociais encontrados na comunidade carente, onde esse estudo poderá subsidiar as autoridades no combate ao tráfico de drogas nas proximidades das escolas públicas.
Devido à falta de estruturas sociais na comunidade carente, o abandono do poder público retrata as difíceis condições de sobrevivência