Atlestismo
Antônio Euzébio Dias Ferreira
CREF:
1 - Qual a influência da tecnologia para auxiliar no treinamento de Atletismo?
R.: É um instrumento muito importante para corrigir os movimentos de corrida e salto, para que consigamos um melhor rendimento. Também serve para fazer trabalhos em cima do batimento cardíaco (frequencímetro), para aperfeiçoar o treinamento.
2 - Durante o treinamento, o que é mais importante ser trabalhado: as capacidades condicionantes, ou as coordenativas?
R.: Para as crianças, é mais importante trabalhar a parte coordenativa (motora e cognitiva), e também as noções de tempo e espaço. Já nos adolescentes, é mais importante a parte condicionante, pois já começa a ser trabalhada as provas que uma maior especificidade.
3 - Qual didática é usada para o atleta que tem dificuldades no aprendizado durante os treinos?
R.: Começamos com os movimentos mais simples, depois para os mais complexos, enfatizando nos exercícios, um volume maior de repetições em relação aos outros atletas. Isso ajuda para que haja uma melhor assimilação dos movimentos.
4 - Qual o material utilizado durante o treino e a duração do mesmo?
R.: Utilizamos barreiras, blocos bancos suecos, cones e cordas. Em períodos de base, os treinos chegam a durar em média 3 horas. Já em períodos competitivos, duram 2 horas.
5 - Após os treinos, são feitos comentários dos pontos positivos e negativos com os atletas?
R.: Durante o treinamento, anoto os pontos à serem avaliados e procuro corrigí-los no momento em que ocorrem, para obter uma melhor performance. Ainda posso fazer algum comentário sobre algum detalhe pertinente que o atleta nãoo conseguiu corrigir no final do treino.
6 - Durante uma competição, o que é mais importante na avaliação do atleta?
R.: É importante avaliar o que foi feito através dos treino, porque através desses parâmetros, você é capaz de ter uma ideia do que poder ser feito na