Vegetação
O mangue é um ecossistema costeiro que tem transição entre o ambiente terrestre e o marinho que são caracterizadas em zonas tropicais e subtropicais. A vegetação desde tipo de lugar é bem diferente, justamente por ficar nas encostas das praias. Nesta parte há uma ausência de oxigênio por que o solo é salino e assim predominando os vegetais halófilos. E as longas raízes que possuem as árvores e plantas então permitem a sustentação no solo rico em iodo.
As árvores que são encontradas nestes mangues são diversas, como existem inúmeros tipos de mangues então vai existir alguns tipos de árvores:
Avicennia schaueriana (mangue-preto, canoé)
Laguncularia racemosa (mangue-branco) – encontrado em terrenos mais altos, de solo mais firme, associado a formações arenosas
Conocarpus erectus (mangue-de-botão)
Rhizophora mangle (mangue-vermelho) – próprio de solos lodosos, com raízes aéreas
E como podemos ver assim fica tendo uma grande variedade de árvores.
2. Vegetação rala e com árvores distantes. Que vegetação é essa?
Cerrado. Caracterizado por árvores baixas, arbustos espaçados e gramíneas.
3. O que causa o intemperismo físico?
Desagregação das rochas, sem que haja necessariamente uma alteração química maior dos minerais constituintes. Os principais agentes do intemperismo físico são variação de temperatura, cristalização de sais, congelamento da água, atividades de seres vivos.
4. Caracterize o clima tropical.
Domínio dos cerrados, paisagem típica dos cerrados, paisagem típica do planalto central. Clima semi-árido, típico do sertão nordestino e do norte de Minas Gerais corresponde ao domínio da caatinga, que significa “mata branca”, derivada a cor acizentada que adquiri em virtude da aridez do solo e da poeira no período seco. Clima tropical de altitude, cuja área de ocorrência corresponda às chamadas serras e planaltos do leste e sudeste, apresenta médias térmicas.
5. Qual mata faz transição