Vegetaçao
É úmida e possui cobertura vegetal densa e heterogênea.
. Mata Atlântica
Apresenta vegetação rica e variada, original do litoral úmido e do interior do sudeste.
.Cerrado
Possui formações arbustivas e herbáceas. É uma formação típica do Brasil central, onde o clima é alternadamente seco e úmido.
. Mata dos Cocais
Concentrada no meio-norte, é uma formação de transição entre a floresta amazônica e a caatinga.
.Caatinga
Vegetaçao adaptada à escassez de água típica do sertão nordestino.
. Mata das Araucárias
Predominam as araucáurias ou pinheiros.
. Pantanal
Vegetaçao complexa da planície alagada do pantanal mato-grossense.
.Campos
Formados por gramíneas e arbustos. Predominam no sul do país.
.Vegetação Litorânea (mangues)
Comum nas áreas alagadiças do litoral.
Se for todas as vegetações, acrescente:
Floresta tropical – Desenvolve-se nas baixas latitudes, em regiões quentes e úmidas. Possui folhas perenes e largas (latifoliadas), que absorvem mais energia solar. A cobertura vegetal é densa e contínua, com espécies que chegam a atingir até 60 m de altura.
Savana – Distribui-se pela faixa intertropical do planeta, também em baixas latitudes. As áreas mais úmidas, como a savana brasileira (chamada de cerrado), são formadas por plantas rasteiras e pequenas árvores, enquanto nas regiões mais secas predomina a vegetação espinhosa. A África tem mais de um terço do seu território coberto por savanas.
]
Floresta temperada – Encontra-se nas latitudes médias, sobretudo no hemisfério norte. Possui espécies decíduas, ou seja, que perdem suas folhas durante o inverno para suportar a baixa temperatura e a sequidão. É uma floresta com árvores espaçadas e solo recoberto por gramíneas e contém bem menos espécies que as matas tropicais.
Estepe – Vegetação típica de áreas de clima temperado continental, constituída, basicamente, de gramíneas. Recebe nomes diferentes nas regiões onde aparece: no sul da África, no