atlestismo
O atletismo acompanha o homem desde tempos ancestrais incluindo uma série de desafios atléticos. O atletismo é considerado um esporte de base, pois sua prática reflete os movimentos essenciais do ser humano nas seguintes especialidades: caminhar, correr, saltar e arremessar.
Origem
Há indícios de que a origem do atletismo ocorreu por volta de 4 mil anos atrás no Egito Antigo, onde, corrida entre homens eram realizadas.
Mas a forma moderna do Atletismo, da qual hoje apreciamos, começou a ser praticada no início do século 19, na Inglaterra. Foi de lá que muitas das modalidades existentes foram criadas.
Em meados da década de 1860, as universidades de Oxford e Cambridge começaram a disputar entre si provas de atletismo. Com estas competições foi que surgiu o primeiro campeonato britânico da história realizado no ano de 1866. Em 1868, quando os europeus já celebravam diversos campeonatos pelo continente, o atletismo atravessou o Oceano Atlântico e chegou aos Estados Unidos.
A partir daí, o Atletismo cresceu e acabou se tornando o mais popular nos esportes individuais. Tanto que sua inclusão nos primeiros Jogos Olímpicos da Era (foto abaixo) moderna, realizado em Atenas, na Grécia, em 1896, foi inevitável.
Após a estréia nos Jogos Olímpicos, o atletismo nunca esteve fora das Olimpíadas. Atualmente, o esporte conta com mais de 25 categorias diferentes no programa do maior evento esportivo do mundo.
Provas de origem
Provas de campo
As provas de campo podem ser subdividas em: provas de saltos definidas por distancia e altura. E provas de lançamentos e arremessos.
Lançamento
As disciplinas oficiais de lançamento envolvem o arremesso de peso, o lançamento de martelo, o lançamento de disco e lançamento do dardo. Os lançamentos são executados dentro de áreas limitadas, são círculos demarcado no solo para o arremesso ou lançamento de peso, de martelo e disco, e antes de uma linha demarcada no solo para o lançamento do dardo. A partir dessas marcas é