Motivação
Não basta ser bem remunerado, deve-se ter prazer em realizar suas tarefas.
Um dos principais objetivos das organizações é ter funcionários motivados, para que produzam mais e melhor, porém, o maior desafio que as organizações enfrentam é mantê-los motivados.
Ao contrário do que se pensa, a motivação é individual e intrínseca, somente uma pessoa é responsável pela sua motivação... VOCÊ!
Motivação X Estímulos: receber um bom salário e benefícios não é motivar o funcionário, é estimular... Motivação é realizar suas tarefas com prazer, é você que irá decidir se o seu dia será bom ou não, se o tempo que permanece dentro da empresa será bom ou ruim, na tentativa de alcançar as metas, a empresa oferece estímulos para os colaboradores, porém, o estímulo, de certa forma, pode ou não refletir na motivação, pode ser que o funcionário realize eficientemente suas tarefas naquele período, mas estará fazendo isto apenas pelo estímulo, ou seja, ele continua desmotivado, e repito, ele só ficará motivado se quiser...
Não basta ser bem remunerado, deve-se ter prazer em realizar suas tarefas.
Falta de reconhecimento profissional, delegação de tarefas abaixo da expectativa (atribuir sempre a mesma tarefa, não dar oportunidade de executar novas tarefas causa monotonia ou comodismo) e plano de carreira, são fatores desestimulantes que as organizações devem dar atenção, a ação de procurar talentos dentro da própria organização para preenchimento de vagas, além de transmitir uma imagem benevolente, a empresa aproveita o conhecimento do funcionário.
Psicologia Organizacional e a Motivação
Manter a motivação dos colaboradores é sem dúvida um dos principais objetivos de toda empresa. Isso porque sem esse elemento, embora os profissionais dominem as competências técnicas para o cargo, sem motivação dificilmente conseguirão demonstrar seu potencial e alcançar bons resultados.
Deste modo torna-se essencial compreender, dentro do ambiente