Ativos e ativos intangiveis
Ativos intangíveis são direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.
Os ativos intangíveis são importantes fontes de valorização das empresas, sendo assim, fatores como marcas, patentes, tecnologia, pesquisas, desenvolvimento e domínio do conhecimento humano tornam essenciais para a sua valorização. O ativo intangível é um grupo do Balanço Patrimonial, que tem como principal característica a potencialidade de gerar benefícios futuros para as empresas. Os ativos devem ser definidos como potenciais fluxos de serviço ou como direitos a benefícios futuros que estão no controle da organização.
Os principais atributos de um ativo são: o controle dos recursos e a capacidade de proporcionar benefícios futuros para a organização. O termo tangível vem do latim "tangere" ou do grego "tango" que significa tocar. Logo, os bens intangíveis são aqueles que não podem ser tocados, porque não possuem corpo físico. O fato de que os ativos intangíveis são verdadeiramente valiosos ainda não convenceu um bom número de profissionais contábeis.
Os ativos intangíveis baseados no conhecimento devem ser avaliados com extrema cautela, porque seu impacto sobre o destino de qualquer negócio é tremendo. E este é um dos grandes problemas da Contabilidade. Os profissionais da área contábil, precisa sempre se preparar para as grandes mudanças, para poder acompanhar as alterações existentes.
Pode-se concluir que os ativos intangíveis são importantes fontes para a valorização das empresas. Isto se deve ao fato de que os ativos intangíveis identificam de uma forma dinâmica, o potencial da empresa no presente e a sua capacidade de gerar benefícios no curto e longo prazo. Até o momento não se identificaram desvantagens, mas apenas algumas limitações, que podem ser consideradas temporárias.
Passivo e Patrimônio Liquido
Passivo significa as obrigações