Ativo Intangivel
LATO SENSU GESTÃO DE NEGÓCIOS
CONTROLADORIA E FINANÇAS
CONTABILIDADE E PADRÃO INTERNACIONAL
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 04
ATIVO INTANGÍVEL
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2014
ATIVOS INTANGÍVEIS
INTRODUÇÃO
Os intangíveis compõem uma parte do valor das empresas (valor de mercado menos o patrimônio líquido), uma parte do que vale a empresa é devido aos intangíveis, sendo mais relevantes que outro em alguns setores.
Muitas empresas não reconhecem esses ativos e, por isso, ás vezes, elas deixam de ser competitivas. O patrimônio das empresas não é somente composto por bens tangíveis, mas também por aquilo que ela representa na sociedade e todo conhecimento nela existente. Dessa forma, para se chegar a um resultado econômico e financeiro desejável, as empresas procuram agregar valores para atraírem investimentos e, assim sendo, os ativos intangíveis correspondem a uma grande parcela desses valores.
Os intangíveis só têm valor se atender às expectativas de outras partes interessadas (stakeholder), e percebidas por agentes externos, através do poder lucrativo e de continuidade.
O que é ativo Intangível
Ativos Intangíveis são aqueles bens que não podem ser tocados ou vistos, porque são incorpóreos representados por bens e direitos associados a uma organização, possuem valor e podem agregar vantagens competitivas.
Podemos categorizar os intangíveis em quatro grupos de capital:
- Capital Institucional que está ligado à essência da empresa, como a marca, imagem, símbolos, tudo o que tem a ver com a identidade da empresa;
- Capital Intelectual, todo conhecimento aplicado nos processo da empresa, conhecimento, inovação, metodologia;
- Capital organizacional que é o conjunto de processos, sistemas, fluxos, que a empresa dispõe para implementar sua estratégia;
Capital de relacionamentos, como a empresa interage com todos os públicos como acesso ao mercado,