Ativo intangível
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TEORIA DA CONTABILIDADE
RESUMO: ATIVO INTANGÍVEL – CPC 04 (R1)
ALYNE LÍDIA DO N. SILVA
NATAL / RN
2013.
CONCEITO
“Ativo Intangível é um ativo não monetário identificável sem substancia física”.
As entidades despendem frequentemente de recurso ou contraem obrigações com a aquisição, o desenvolvimento, a manutenção ou o aprimoramento de recursos intangíveis, como exemplo, tem-se o conhecimento cientifico, propriedade intelectual, reputação, marcas registradas etc. Este tipo de Ativo é considerado um pouco complexo em virtude das dificuldades de definição e mais ainda pela por causa das incertezas a respeito da mensuração dos seus valores e da estimação de vida útil.
Para que um item seja considerado Intangível, este precisa ser: identificável, controlado e gerador de beneficio econômico futuro; caso não se enquadre neste requisito, o gasto incorrido deve ser reconhecido como despesa quando incorrido.
CARACTERÍSTICAS
Identificação
É necessária a identificação para que o Ativo Intangível possa ser distinguido do ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill). Satisfaz o critério de identificação, se o ativo:
- For separável, ou seja, puder ser separado da entidade e vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado, individualmente ou junto com um contrato, ativo ou passivo relacionado, independente da intenção de uso pela entidade; ou
- Resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais.
Controle
O controle de um ativo da entidade é quando esta detém o poder de obter benefícios futuros gerados pelo recurso subjacente e de restringir o acesso de terceiros a esses benefícios.
Benefício econômico futuro
Podem incluir a receita da venda de produtos ou serviços, redução de custos ou outros benefícios resultantes do uso do ativo