Ativo Intangível
RESUMO
Levando em consideração todas essas mudanças no mundo corporativo esse trabalho acadêmico tem por objetivo demonstrar o que é Ativo Intangível, e por que isto mudou tanto as perspectivas do mercado.
Através da visão
de vários autores e outras fontes pesquisadas,
abrangeremos as definições sobre os Ativos Intangíveis, e como ocorre o seu reconhecimento, o que é um assunto muito questionado pelos profissionais contábeis. Outro calcanhar de Aquiles para os profissionais da área contábil reside na sua Mensuração. Isto porque o problema central é estabelecer a ferramenta que melhor auxilie o gestor no cálculo do valor para atendimento dos objetivos da organização. E finalmente, falaremos sobre sua contabilização e também sobre a amortização, o
que
infelizmente
em
muitos
Balanços
ainda
não
estão
adequadamente demonstrados.
Em outras palavras queremos com esse trabalho, enfatizar a importância do
Ativo Intangível para as corporações nos dias de hoje, uma vez que eles representam, em muitos casos, mais da metade do valor contábil da empresa, sendo que a outra parte está no Balanço e Demonstrações Contábeis. (DANIEL
DOMENEGHETTI, 2009)
Citando por DANIEL DOMENEGHETTI (2009, cap. I), sobre Ativo Intangível,
“É neles que esta o verdadeiro valor diferencial”.
PALAVRAS-CHAVE: ATIVO INTANGÍVEL, RECONHECIMENTO, MENSURAÇÃO,
4
INTRODUÇÃO
No começo vivia-se a época do monopólio, onde o poder do patrimônio era totalmente físico, da corpulência (grande volume) como vantagem competitiva, da criação de valor a partir de tudo que era visível e, portanto contabilizável. A teoria econômica do século XIX ditava: “Apenas os investimentos em ativos fixos ou imobilizados pode aumentar a produtividade do trabalho.”
Porém, a evolução chegou. Hoje estamos vivendo a Era do Intangível, uma era na qual as empresas não podem se privar do direito de valorar apenas seus ativos físicos como era no século XIX.
Hoje