202616843

1357 palavras 6 páginas
Segundo Iudícibus (2009), o conceito do ativo é o núcleo fundamental da Teoria da Contabilidade. Referente ao conceito e sua mensuração, um aspecto relevante, porém nem sempre entendido pelos estudantes. O conceito de ativo é exposto como “o conjunto de bens e direitos de uma entidade" ou como "as aplicações de recursos" de uma empresa. estudo do ativo é indispensável, pois seu estudo relaciona a multiplicidade de relacionamentos contábeis que envolvem receitas e despesas Também é útil para a definição de outros termos importante como receitas, despesas, passivos, ganhos e perdas. Para Perez e Famá (2006), dentro da Contabilidade Básica, os ativos são bens edireitos de uma entidade, à disposição da administração; em uma visão econômica efinanceira, os ativos são recursos de controle da empresa com capacidade de gerar benefícios futuros. Portanto, pode ser considerado um ativo, elementos com ou sem natureza física, que tenha um controle pela empresa e que proporcione a possibilidade de haver fluxos de caixa.
Autores como Lev (2001), Flamholtz (1985), Stewart (1999), Sveiby (1997), Boultonet al. (2001), Kaplan e Norton (1997), Nonaka e Takeuchi (1997) e Edvinsson e Malone(1998), afirmam que a geração de riqueza nas empresas esta relacionada aos ativos intangíveisou intelectuais.

PEREZ; FAMÁ, 2006) explica ativos intangível como um direito de benefícios futuros onde não possui corpo físico ou financeiro, criado pela inovação, pelos recursos humanos e praticas organizacionais. Ainda de acordo com o autor, ativosintangíveis interagem com ativos tangíveis para a criação de valor corporativo e no crescimento econômico.
O sistema tradicional da Contabilidade parece ser deficiente, por ainda não registrar os ativos intangíveis desenvolvidos internamente de uma empresa, podendo afetar a qualidade e o poder preditivo da informação apresentada. Os investimentos na imagem da empresa são uma despesa hoje, podendo resultar em lucro amanhã. A conquista

Relacionados