Atividades à distância
Pólo : Corumbá – MS
4º Semestre - 2010
Atividades à distância
As atividades a seguir deverão ser realizadas a distância, e mediadas com o Tutor a Distância através do ambiente virtual, cabendo a você acadêmicos resolver os problemas propostos, após a leitura dos textos complementares disponibilizados no ambiente virtual, e interagir com os nossos Tutores a Distância, acerca das suas soluções.
QUESTÃO 5
A participação complementar dos serviços privados de saúde no SUS está estabelecida na Lei Orgânica de Saúde, por meio de contrato ou convênio. Neste sentido, têm prioridade de participação:
( X ) a) As entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos
( ) b) As entidades com fins lucrativos e hospitais privados
( ) c) As instituições de ensino e os hospitais universitários
( ) d) As empresas de saúde privada e os hospitais de gerência plena
R; Conforme Lei nº 8080/90 Capítulo II da Participação Complementar, Artigo 25 que na hipótese do Artigo nº 24, as Entidades Filantrópicas e as sem Fins Lucrativos terão preferência para participar do Sistema Único de Saúde (SUS).
QUESTÃO 6
Trabalhador portador de hipertensão arterial severa, após ser consultada num posto de saúde próximo a sua residência, foi encaminhado a um hospital especializado, a fim de realizar um exame de alta complexidade. O profissional responsável pelo encaminhamento utilizou-se do seguinte princípio do Sistema Único de Saúde (SUS):
( ) a) eqüidade
(x ) b) integralidade
( ) c) universalização
( ) d) participação da comunidade
( ) e) Assistência médica conveniada
R: Conforme Lei nº 8.080/90, Capítulo II dos Princípios e Diretrizes, Artigo 7º Inciso II – Integralidade de Assistência, entendida como o conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do Sistema.
QUESTÃO 7
A Lei n°