Atividades de bioqu mica
Questão 1.
Compostos inorgânicos: Agua: solvente universal.
A água (H2O, HOH) é a molécula mais abundante na superfície da Terra, cobrindo, somente em sua forma líquida, cerca de 71% desta, além de estar presente em abundância na atmosfera terrestre, como vapor, e nos polos, como gelo. Está em equilíbrio dinâmico entre os estados líquido e gasoso nas condições ambientes de temperatura e pressão (21-23 °C, 1 atm.). À temperatura ambiente, é um líquido fracamente azul, praticamente incolor, insípido e inodoro. É a substância mais abundante na natureza e nos seres vivos.
Participa em todos os processos vitais, toma parte nas reações celulares, serve como solvente e como veículo de transporte de materiais no interior dos organismos vivos. Na espécie humana encontra-se na proporção de 70%.
Atua na manutenção do equilíbrio osmótico dos organismos em relação ao meio ambiente.
A proporção da água é variável com a espécie, com o tecido, com a idade e com o metabolismo. Quanto menor a quantidade de água, mais rigido é o tecido; os embriões e as crianças têm mais água nos tecidos que os adultos; os tecidos de maior atividade metabólica têm mais água na sua composição.
Age como regulador térmico, devido ao seu elevado calor especifico, não permitindo bruscas variações de temperatura(homeostase).
Intervém em reações de hidrólise.
Atua como meio de difusão de muitas substâncias. → Cálcio → Composição de ossos e dentes, contração muscular e coagulação sanguínea.
O cálcio é armazenado no Retículo endoplasmático das células. Atua como mediador intracelular, cumprindo uma função de segundo mensageiro como, por exemplo, o íon Ca2+, que intervém na contração dos músculos. Também está implicado no controle de algumas enzimas quinases que realizam funções de fosforilação como, por exemplo, na proteína quinase C (PKC). O cálcio participa de funções enzimáticas de maneira similar à do magnésio em processos de transferência do fosfato como, por exemplo, a