nicolas livro
O livro conta a história de Hugo, um garoto que perdeu seu pai e vive na estação de trem, ajustando todos os relógios da estação. Ele começou a fazer isso depois que seu pai, pois foi morar com seu tio, que fazia esse trabalho. Só que seu tio desapareceu e ele ficou completamente sozinho. Até esta parte estava bem monótono e cansativo ler o livro
Na estação, existe uma loja de brinquedos, que Hugo sempre roubava algum brinquedo para poder concertar o misterioso autômato, um robô que escreve mensagens, que seu pai estava tentando concertar para saber a mensagem que estava nele. O dono da loja de brinquedos era Georges, um senhor chato e mal humorado. Georges tem uma afilhada. Isabelle gostava muito de ler.
Em um dia que Hugo rouba um brinquedo da banca de Georges, ele é apanhado e Georges quer que ele devolva tudo o que roubou. Hugo mostra que não pegou nada e tira de seu bolso um caderno que possui muitos desenhos do autômato. Georges ao abrir o caderno fica espantado e pressiona o garoto para saber onde conseguiu aqueles desenhos. Hugo foge, mesmo sem seu caderno. Para tentar conseguir o caderno de volta, Hugo começa a trabalhar para Georges e sua afilhada promete ajudá-lo a recuperar o caderno. Porém, eles só conseguiram entender o porquê dessa diferença de comportamento de Georges, após Hugo descobrir que a chave em formato de coração presa ao pescoço de Isabelle ligava o autômato e revelou um desenho e a assinatura de seu tio, Georges Méliès, um grande cineasta. Nessa parte eu achei que não tinha mais nada só que na verdade começa a segunda parte .