relatorio tork com figuras em anexo
Introdução 2
Objetivo 2
Justificativa 2
Metodologia 2
Ensaio de Tração 3
Critério de Ruptura 3
Ensaio de Impacto 3
Ensaio de Dobra 4
Ensaio de Dureza 4
MÉTODO DE VICKERS 5
MÉTODO DE BRINNEL 5
Ensaio de Compressão 6
Conclusão 6
Introdução
Todo projeto de um componente mecânico, ou mais amplamente, qualquer projeto de engenharia, requer para sua viabilização, um vasto conhecimento das características, propriedades e comportamento dos materiais disponíveis. Em virtude disso, ensaios foram feito pela Tork - Controle Tecnológico de Materiais Ltda. que é uma empresa nacional que presta serviços para as indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Navais, Petroquímicas, Siderúrgicas, Plataformas Petrolíferas, Usinas Nucleares e da Construção Civil. Fundada no ano de 1980 quando iniciou suas atividades.
Objetivo
Determinar as seguintes propriedades do material: módulo de elasticidade, limite de escoamento, limite de resistência mecânica, limite de ruptura, módulo de tenacidade, entre outros. Para que os valores obtidos no ensaio possam ser utilizados de forma comparativa, é necessária a utilização de uma norma que caracteriza as dimensões do corpo de prova e equipamentos utilizados.
Os critérios de especificação ou escolha de materiais impõem, para a realização dos ensaios, métodos normalizados que objetivam levantar as propriedades mecânicas e seu comportamento sob determinadas condições de esforços. Essa normalização é fundamental para que se estabeleça uma linguagem comum entre fornecedores e usuários dos materiais, já que é prática comum a realização de ensaios de recebimento dos materiais encomendados, a partir de uma amostragem estatística representativa do volume recebido.
Justificativa
O crescimento da exploração de aço e minério de ferro no subsolo brasileiro vem aumentando e também sua utilização como estruturas da construção civil, novos estudos e projetos estão sendo desenvolvidos para atestar os materiais a fim de atender as normas que os regulam. Os