Paper III Uso indiscriminado
Alunos:
William Jackson Knorr, Sara Regina de Souza, Renan Mendes Barbosa, Fabian Aragona.
Prof. Edgar Schlickmann.
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão Ambiental/Habilitação em tecnólogo de gestão ambiental (GAM0239) - Seminário de modulo III.
15/03/2015.
RESUMO
Serão apresentados projetos de captação de água das chuvas, que mostram que é possível obter economia de forma simples e de baixo custo de implantação. Gerando economia de capital, e ao mesmo tempo, reduzindo o consumo de água no Pólo em questão. Também traremos alguns esquemas simples que reduzem o consumo de água se instalados em torneiras, chuveiros e vasos.
Palavras - chave : Projetos, Redução, Água
1 INTRODUÇÃO
A quantidade exata de água é 1.332 quilômetros cúbicos, de acordo com o Instituto de Pesquisa Geológica dos EUA. 72% do nosso planeta estão cobertos por água, mas 97% dessa água toda são salgadas, vinda dos mares e oceanos – e não é potável.
Os oceanos possuem uma camada de 24mil quilômetros ao redor da Terra, com uma média de profundidade de 3,2 quilômetros. Parece ser muita água, mas na verdade não é. Especialistas comparam a situação com uma maçã – se o nosso planeta fosse uma maçã, a água seria equivalente à casca da fruta.
A água potável do planeta (aqueles 3% restantes) está separada da seguinte forma:
70% estão congeladas
1% está acessível para consumo imediato
06 países (Brasil, Canadá, Rússia, Indonésia, China e Colômbia) possuem 50% de todas as reservas de água fresca do planeta
Um terço da população vive em países que consomem mais água do que o país oferece
Tendo esses dados em mente, traremos alguns projetos que tem como meta o reaproveitamento da água das chuvas, em pró da economia da mesma. Aplicando medidas de cunho simples e de baixo custo para a implantação. Nosso foco será o Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, tendo como base esse pólo, será apresentado medidas para que o mesmo possa ter seu