TRABALHO TROCADOR DE CALOR 1
•
•
•
•
GRUPO
EDISON MACHADO
ANTÔNIO PACHECO
EMERSON
HERLEY
1 CARACTERISTICA
TROCADOR DE CALOR São trocadores utilizados para a vaporização de água, ou seja, quando o fluido frio que se vaporiza é a água.
Tipos de Trocadores
Classificação
Utilização
Forma Construtiva
Casco e Tubo
Especiais
Tipos de Trocadores – Construção
• Trocadores tipo casco e tubo – Equipamentos constituídos basicamente por um feixe de tubos envolvidos por um casco, normalmente cilíndrico, circulando um dos fluidos externamente ao feixe.
• Trocadores especiais – Em caracterizações comuns
( tubo duplo, serpentina, trocador de placas, resfriadores de ar, rotativos regenerativos, economizadores e outros). Para estes tipos, é atribuída a classificação de “ESPECIAIS”,
Trocador Casco e Tubo
Trocador Tubular
Trocadores Especiais
Trocadores Especiais - Barramentos
Trocadores Especiais - Placas
2 aplicação
É o mais comumente empregado na indústria química; Pode ser usado para amplas faixas de vazão, pressão e temperatura;
Pode ser construído com diferentes materiais, possibilitando a operação com fluidos corrosivos
Pode operar com líquidos, gases ou vapores, como condensador ou vaporizador
Pode operar na horizontal ou vertical
3 desempenho
Aletas, consistem em células interligadas entre si, onde circula fluido. São construídas em materiais de excelente condutibilidade térmica. Seu uso, acarreta uma grande desvantagem em um sistema termodinâmico, pois reduzem drasticamente a pressão com relação a entrada e saída. A maioria dos trocadores de calor, utilizam tubos com geometrias que favorecem a troca de calor, onde internamente, há em sua área aletas.
4 dados técnicos Corpo a prova de ferrugem e corrosão. Sem fiações aparentes. Contato bipolar de óxido de cádmio. Contato móvel resistente a vibração comum em compressores a ar. Tampa fixada por parafuso.Amplo espaço interno p/ conexão de fios. Parafuso de aterramento.Válvula de alívio
automática.