Atividades Aquáticas
NATAÇÃO E HIDROGINÁSTICA
Trabalho apresentado ao Centro
Universitário
Claretiano para a disciplina Atividades Aquáticas como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor
Raphael Sicuro Leite.
VILHENA
2014
_______________________________________________________________
Natação e Hidroginástica
Desde os primeiros relatos, demonstra que o ser humano sempre teve a água como um desafio, mas ao mesmo tempo tinha muito medo. Mas para sua sobrevivência foi necessário inventar meios de se movimentar na água para transportar alimentos. Onde aprender a nadar se tornou necessário para todos, e começou a fazer parte da educação das pessoas. No período clássico, nadar se tornou primordial na educação pública, principalmente para os soldados em preparação para a guerra, e para as crianças.
Com a queda do Império Romano, passou a acreditar que o fato de estar em contato com a água poderia transmitir doenças contagiosas, onde houve a diminuição de pessoas procurando aprender natação.
Enquanto no período da Renascença, quando surgiram os primeiros livros que retratava a importância da natação e técnicas de aprendizagem, é que renasceu a valorização do ato de nadar.
A natação é a habilidade do ser humano e de outros seres vivos de se deslocarem através de movimentos executados na água, geralmente sem apoio de aparelhos. A natação é uma modalidade esportiva das mais completas, no que diz respeito à saúde, pois esta prática trabalha muitos grupos musculares, além de não causar lesão.
Além de ser um esporte Olímpico, a prática da natação está muito vinculada à saúde e ao lazer, pois dentro de suas variações, temos a hidroginástica, que está voltada principalmente para a área da saúde; e a parte recreativa, como mergulhos, recreação em piscinas, mares e rios. A natação esportiva profissional exige do atleta, técnicas de movimentos que possibilite maior facilitação na água,