Atividades Aquaticas
R: Grande parte das civilizações desenvolveu-se ao redor de lagos, rios, mares e oceanos devido à fartura de alimentos nesses locais.
Para que o ser humano tivesse acesso a esses alimentos, ele precisou perder seu medo e entrar na água. Aprender a locomover-se na água, portanto, foi uma questão de sobrevivência, a qual o ser humano tinha de superar para conseguir o seu alimento ou fugir de algum animal predador. Nesse contexto, podemos dizer que o meio aquático é quase o nosso habitat natural, afinal, também no ato da concepção da vida, os espermatozóides "nadam" até o óvulo para fecundá-lo e, desde a gestação, o ser humano está envolto pelo meio líquido.
Pode-se dizer, então, que o nadar nasceu com o ser humano ou, ainda, que foi o ser humano que nasceu da água, tendo, no ventre materno, seu primeiro contato aconchegante com esse meio.
2) A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.
R: O meio líquido tem uma relação importante com a Educação Física devido a inúmeras atividades que podem ser realizadas em tal ambiente. A prática das atividades aquáticas, especialmente a natação e a hidroginástica, vem crescendo muito, de acordo com as exigências da sociedade e do próprio ser humano, sendo uma das atividades físicas mais praticadas em clubes, academias, mares, rios, lagos etc. devido à grande quantidade de indivíduos que gostam de se exercitar no meio aquático. Os benefícios que são obtidos por meio da prática da atividade física na água envolvem os aspectos: cognitivo, psicomotor, social/afetivo, psicossocial, físico/motor, fisiológico (antropomé-